A+ a- Texto

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Juliel e a hidroterapia

A seguir um trecho de um artigo falando sobre os benefícios da hidroterapia:

A ingestão do líquido previne doenças, infecções, facilita a digestão, além de regular a temperatura corporal. Quando usada na parte externa do nosso organismo, através dos banhos, ajuda a relaxar e retirar as impurezas da nossa pele. Já na piscina algumas técnicas ajudam na prevenção de doenças como artrite e reumatismo, problemas respiratórios e neurológicos, além de aliviar o estresse, como é o caso da Hidroterapia. Assim como a hidroginástica, ela também utiliza vários exercícios dentro da água. Entretanto, na hidroginástica o profissional de educação física elabora um treinamento para fortalecer a musculatura, e ainda melhorar o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório, ao passo que na hidroterapia fisioterapeutas usam a temperatura e pressão da água, além de exercícios com intensidades diferentes para cada pessoa para os tratamentos. (Trecho retirado do portal Terra Hidroterapia).

Meu filho vem tendo sessões de hidroterapia, tomei essa iniciativa por conta própria, ele já tinha feito esse tipo de fisio alguns anos atrás, por volta dos seus 3 ou 4 anos de idade. Atualmente vem aceitando bem os movimentos realizados pela fisioterapeuta. Mesmo tendo certas atrofias nas pernas e no braço esquerdo, ele consegue relaxar e permitir os movimentos na água. O fato de gostar muito de água, o banho é sua maior alegria e motivo de muitas risadas, é um grande aliado e o faz receber melhor o atendimento. Junta-se o útil ao agradável. Quero fazer com que ele progrida de uma forma menos dolorosa e menos traumática. 
O grande desafio do Juliel é o equilíbrio. Por ainda não conseguir pegar uma mão na outra, que um dos primeiros indícios de que o equilíbrio está se firmando, é por hora sua maior barreira na sua evolução física. Em contrapartida, já está conseguindo firmar a coluna cervical e as costas, não somente pela hidroterapia, isso vem ganhando algum tempo, mas a hidro ajuda bastante nessa questão. A pressão da água contribui pra fortalecer seu tônus, isso é notável. O esforço de superação é mais notável ainda. 
Não sei o que se passa no seu mundo, queria muito mesmo saber como é que pensa, sua opinião a respeito do que fazemos pra ter alguma melhora a mais das que já conseguiu realizar. Uma coisa é certa. Seu olhar fala muita coisa, aquele sorriso maroto, suas palavras, có, có có, exprimem o quanto ele fica contente e relaxado. Claro que tem dias que balança a cabeça rapidamente para os lados informando que não quer papo nenhum com a hidro. Ele está se esforçando e é isso que importa. Todo pequeno ganho é uma enorme superação, não tem outra palavra que descreva melhor a sintonia que sentimos ao conviver com ele.